sábado, 13 de julho de 2013




A Emater-RN participou, entre os dias 8 e 12 de julho,  da segunda fase de capacitação do Plano Brasil sem Miséria (PBSM), envolvendo nesse momento 30 técnicos da Emater-RN, que atuam em nove municípios do Alto Oeste potiguar: Almino Afonso, Francisco Dantas, Lucrécia, Martins, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande e Viçosa.
A capacitação acontecerá no Centro de Treinamento da Emater (Centern), em São José de Mipibu, e é oferecida por consultores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A equipe que participará da capacitação é composta de técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, pedagogos, assistentes sociais, engenheiros florestais e nutricionistas.
A orientação para agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é oferecida a todas as instituições que venceram chamadas públicas para atuarem com famílias rurais em situação de extrema pobreza. Em janeiro, foram capacitados técnicos de 10 municípios da mesma região e as equipes já estão em campo desenvolvendo as atividades.
Entre os objetivos do PBSM está a elevação da renda mensal per capita das famílias extremamente pobres, a ampliação do acesso aos serviços públicos e ações de cidadania, aumentar o acesso às oportunidades de ocupação e renda através de ações de inclusão produtiva nos meios urbano e rural.
Durante a capacitação, serão discutidos temas como “Raízes Históricas das Desigualdades”, “Faces da Dimensão da Pobreza Rural: estratificação, diversidade, segurança alimentar e acesso à terra”, “Estratégias do Governo Federal para a Superação da Extrema Pobreza no Meio Rural”, além de concepções pedagógicas para os que atuam com Ater, abordagem sobre projetos de inclusão produtiva, entre outros assuntos.
SERVIÇO – Após a capacitação, os técnicos realizarão um trabalho durante 30 meses, beneficiando 1.900 agricultores familiares concentrados no Alto Oeste potiguar. Os primeiros municípios a serem atendidos são Água Nova, Alexandria, João Dias, José da Penha, Major Sales, Pilões, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias.
Os recursos envolvidos somam R$ 3.591.177,02 e os serviços de Ater compreenderão o planejamento, a execução e avaliação de atividades individuais e coletivas, com o objetivo de dar oportunidade de acesso às políticas públicas dessas famílias rurais que vivem na extrema pobreza, contemplando a inclusão produtiva, a promoção da segurança alimentar e o incremento da renda.
Para implementar os projetos produtivos, essas famílias receberão um fomento a fundo perdido de R$ 2.400,00, pagos em parcelas semestrais durante dois anos. Os recursos podem ser usados para a aquisição de insumos e equipamentos, como também sementes da Embrapa. Os recursos estão previstos no Plano Brasil sem Miséria e serão aplicados pelos beneficiários a partir do diagnóstico a ser feito pelos técnicos da Emater-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário